Em palestra na CIC Caxias, que abriu a Semana Municipal do Turismo, secretário de Turismo do RS destacou potencial de crescimento do setor com melhorias na infraestrutura, valorização de produtos locais e ampliação da conexão com destinos da Serra e Litoral
A integração de Caxias do Sul com outros destinos da Serra Gaúcha e do Litoral Norte foi o tema central da palestra do secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, durante a RA (reunião-almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) nesta segunda-feira (16). Santini destacou o potencial de crescimento do turismo local ao apostar na valorização e criação de roteiros integrados, envolvendo as regiões da Uva e Vinho, Hortênsias e Campos de Cima da Serra e ampliando a conexão com o litoral. “Para isso, precisamos melhorar o acesso, sobretudo entre Gramado e Caxias, e investir na ampliação da infraestrutura aeroportuária”, afirmou. A palestra de Ronaldo Santini abriu a programação da Semana Municipal do Turismo, que contará com uma série de atividades voltadas para debater as perspectivas e desafios do setor em Caxias do Sul.
Segundo Ronaldo Santini, Caxias do Sul já se destaca no turismo regional, tendo recebido mais de 1,4 milhão de turistas únicos em 2022. O secretário enfatizou que, embora cidades como Gramado e Bento Gonçalves tenham forte apelo no turismo de lazer, Caxias tem a oportunidade de expandir sua participação ao investir em áreas como o turismo de negócios, o religioso, o rural e cultural ítalo-gaúcho, além de valorizar a enogastronomia local.
O desempenho do turismo aéreo também foi mencionado pelo secretário. De janeiro a julho de 2024, Caxias recebeu mais de 97 mil passageiros por via aérea, um crescimento de 13% em relação ao mesmo período de 2023. “Isso nos mostra o potencial para expandir ainda mais as rotas e melhorar a conectividade aérea do município. Caxias tem fluxo de turistas, o desafio é fazer com que este turista permaneça e visite a cidade como destino de férias”, afirmou Santini.
Ele observou também que a valorização dos produtos locais e a promoção de Caxias como um polo de turismo industrial e de saúde e estética são vantagens competitivas que podem garantir um crescimento do setor. Para o secretário, Caxias do Sul tem uma oportunidade única de se destacar no turismo regional, e essa integração com outros destinos, aliada à diversificação e qualificação de suas ofertas turísticas, pode fortalecer ainda mais a cidade no cenário estadual e nacional. Santini. “Acreditamos que bons lugares para visitar são, antes de tudo, bons lugares para viver”, concluiu.
Em seu pronunciamento de abertura, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, voltou a enfatizar o papel fundamental do Aeroporto Hugo Cantergiani durante as enchentes e neste momento de retomada do estado. “O aeroporto comprovou que não é um equipamento apenas para Caxias e para a Serra, mas para todo estado, desempenhando um verdadeiro papel humanitário. Uma vez que emprego, renda e oportunidade têm na vida das pessoas um papel humanitário, pois é sua própria sobrevivência que está em jogo, a falta de um aeroporto mais uma vez causou prejuízos milionários à economia gaúcha como um todo e ao trade turístico em particular”, discursou.
Durante o evento, a CIC Caxias homenageou o atleta caxiense Marcelo Casanova, medalha de bronze no Judô nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Ao lado dos presidentes dos conselhos Superior, Nadir Rizzi, e do Deliberativo, José Valtuir de Almeida, Loro entregou a Marcelo a Medalha CIC, uma das mais altas honrarias concedidas pela entidade. “Tua trajetória é um exemplo não só para os atletas, mas para todos nós, que diariamente enfrentamos nossos próprios desafios. Quando subiste no pódio em Paris, tu não estavas apenas conquistando uma medalha para ti, mas para toda Caxias do Sul, para o Recreio da Juventude e para todos aqueles que acreditam no poder do esporte de transformar vidas”, disse Loro.