Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Missa solene foi presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, e concelebrada por diversos padres; a comunidade acompanhou o lançamento da série documental de 90 anos e recebeu a revista comemorativa
Emoção, fé, alegria e esperança foram sentimentos vistos no rosto dos fiéis durante a Missa solene dos 90 anos de criação da Diocese de Caxias do Sul, na noite deste domingo, 08 de setembro. A celebração lotou a Catedral Diocesana – Paróquia Santa Teresa D’Ávila e contou com a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Caravaggio, há 65 anos proclamada pela Santa Sé como padroeira da Diocese.
Antes ainda da Missa, a programação iniciou às 16h com a récita do Terço dos Homens, reunindo os grupos do terço da cidade e da região. Junto das famílias, rezaram o terço e junto dos mistérios gloriosos eram apresentados testemunhos. A Catedral recebeu grande número de pessoas para este primeiro momento da celebração dos 90 anos.
Logo antes da Missa solene marcada para às 19h, aconteceu o lançamento oficial da série documental intitulada: “Diocese de Caxias do Sul: 90 anos de comunhão, participação e missão”, com a reprodução do segundo episódio: “Como tudo começou…”. A produção audiovisual em nove capítulos vai narrar, de setembro a dezembro de 2024, os fatos mais marcantes para a organização da Igreja na região, a criação da Diocese e os caminhos futuros para a evangelização.
No início da Missa, num momento de alegria e emoção, a comunidade acolheu a imagem peregrina de Nossa Senhora de Caravaggio, vinda do Santuário, em Farroupilha. Aos pés de Maria foram colocados 32 vasos de flores, que recordam os 32 municípios que formam a Diocese de Caxias do Sul.
Em sua homilia, Dom José Gislon recordou o trabalho árduo de tantas pessoas para a criação da Diocese e ainda nos dias de hoje, manter o trabalho de evangelização. “Esta bonita história de fé do povo de Deus da nossa Diocese de Caxias do Sul foi construída a partir da realidade da vida, marcada pelos joelhos dobrados na oração do Terço, nas romarias em famílias e nas famílias. A família era a primeira Igreja onde se transmitia os valores cristãos e os ensinamentos da fé, mas também um local onde se aprendia os valores sobre a importância do trabalho e o sentido de pertença à comunidade de fé. E em comunidade se buscava as respostas que atendessem o bem comum da coletividade”.
O bispo concluiu a homilia invocando a intercessão de Nossa Senhora de Caravaggio e de Santa Teresa D’Ávila, padroeira da Catedral e da cidade-sede da Diocese. “Que Nossa Senhora de Caravaggio e Santa Teresa D’Ávila, com todos os padroeiros e padroeiras de todas as paróquias da Diocese, intercedam junto ao Senhor por copiosas bênçãos sobre todo o querido povo de Deus de nossa Diocese que hoje celebra, com gratidão, seus 90 anos de criação”.
Ao final da Missa, o vigário geral e coordenador de Pastoral da Diocese, padre Leonardo Inácio Pereira, lançou a revista comemorativa dos 90 anos, que reúne artigos, textos, o histórico da Diocese e a linha do tempo da organização pastoral da Igreja. No mesmo momento também lançou o projeto de escuta das 983 comunidades da Diocese de Caxias do Sul até o mês de junho de 2025, para a elaboração do novo Plano Diocesano de Pastoral.
A Missa festiva foi concluída com o solene canto do Te Deum, como há 90 anos o então administrador apostólico, Dom João Becker, pediu que os católicos fizessem. Um canto em ação de graças a Deus por todo o bem e todas as graças Dele recebidas.
Série documental já tem dois episódios disponíveis
Foram realizadas mais de 30 entrevistas ao longo do mês de julho de 2024, em diversos locais e com diversas perspectivas da importância da Igreja: a visão acadêmica, a abordagem pastoral e os testemunhos. A série documental intitulada “Diocese de Caxias do Sul: 90 anos de comunhão, participação e missão” já tem dois episódios disponíveis para que a comunidade possa assistir. Ao todo, serão nove capítulos, que serão veiculados conforme as datas abaixo.